Um dos detalhes mais importante e que mexe com a paz da casa ao iniciar as aulas é a hora de acordar e se arrumar para sair, principalmente com quem estuda pela manhã. O sono precisa ser readaptado, já que os horários provavelmente estejam desregulados por conta da rotina diferente desse período.
Por isso, pelo menos uma semana antes do retorno, comece a colocar seu filho na cama dia a dia um pouco mais cedo, para que ele retome vá, aos poucos, acostumando-se a levantar no horário mais próximo ao da aula.

Os pais devem procurar passar uma atmosfera de tranquilidade e apoio, entendendo que, depois de semanas sem ter de acordar cedo, é normal que seus filhos estejam mais lentos no início das aulas para participar de uma rotina mais fechada ou fazer tarefa de casa diária ou frequentemente. É interessante também incluir os filhos no planejamento para esse recomeço: eles podem dizer o que preferem, opinar, dar ideias e ajudar os pais a encontrar soluções para algum tipo de impasse.
Outros detalhes são importantes, como a organização da mochila e dos materiais pedidos pela escola para levar no início do ano. Então, confira a lista dos materiais pedidos e veja se os que você vai reaproveitar estão bem conservados, como lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e a própria mochila. Peça a ajuda do seu filho para deixar tudo o que precisa levar no primeiro dia organizado e, caso necessite adquirir algo, seu filho também pode ajudar na escolha e compra desses materiais. A participação do filho na organização e compra dos itens dá a ele um senso de responsabilidade e ajuda, além de deixá-lo confortável.
E a última dica, mas não menos importante: deixe clara a importância da escola para seu filho, para que ele se sinta confiante, determinado e perceba que estudar pode ser prazeroso e divertido para que, assim, ele sinta vontade de ir à escola, ajudando com mais facilidade em todo o processo da rotina para este fim. (Site O Povo - Buchichinho)
0 comentários:
Postar um comentário