Os livros didáticos são indispensáveis para o processo de ensino e de
aprendizagem, se tornam parte da rotina diária dos estudantes e em
muitos casos são reaproveitados de uma série para outra por estudantes
diferentes. Nesse sentido, a Secretaria da Educação do Estado presta
algumas orientações para evitar o desgaste do material e que contribuem
para a conservação desta importante fonte de conhecimento.
Forrar os livros é uma ótima alternativa para a conservação. Os
estudantes podem utilizar plásticos e outros matérias como diferentes
tipos de papeis para customizar as capas. Podem utilizar até
fotografias. A ideia, segundo a coordenadora do Livro Didático da
Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, é deixar a
criatividade fluir para proteger os livros.

“É necessário que as unidades
escolares promovam uma constante ação de conscientização por meio dos
professores, colegiado escolar, líderes de classe e familiares para que
os livros sejam bem conservados. Sugerimos que sejam produzidos cartazes
com orientações, organizar o Dia do Encapamento para que os alunos usem
a criatividade dentro da disciplina de Artes, promover concursos de
capas e premiar as turmas com o maior número de livros bem conservados”,
recomenda Alessandra Santana.
A coordenadora ressalta a importância da participação da família no
cuidado com o material didático dos filhos. “Os pais também podem
fiscalizar e conscientizar os estudantes, orientando-os a manter os
livros em local apropriado, arejado e sem umidade. Além disso, não devem
riscar, rasurar ou rasgar as páginas e capas, porque os mesmos serão
devolvidos para serem reutilizados por outros estudantes, seguindo o
triênio da campanha”, esclarece.
Os livros didáticos são solicitados pelas escolas diretamente ao Fundo
Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e todos os exemplares
disponibilizados são aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD). Uma vez entregues, passam a ter dominialidade das escolas, que
realizam a entrega aos estudantes. SEC
0 comentários:
Postar um comentário