Tema: Todos juntos somos fortes1
1. INTRODUÇÃO
O lazer é muito importante para o desenvolvimento dos jovens. Por meio de jogos, atividades lúdicas, etc. eles tem a possibilidade de conviver em grupo, respeitando seus semelhantes através do exercício das regras de socialização e compartilhamento de ideias e ideais que ampliam o conhecimento e a vivência de aspectos relacionados à alteridade como propósito de (re)ligar a ação humana aos valores sociais que implicam no acolhimento de que ao estar num processo de (con)vivência e interação com as pessoas passo a compreender que eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato. (Wikipédia, 2017)
Neste sentido, ao se propor uma ação desta natureza objetiva-se fortalecer as interações sociais de maneira positiva além de promover a aprendizagem de forma colaborativa, ampliando os mecanismos de cooperação e solidariedade, valores tão caros para a humanidade.
2. JUSTIFICATIVA
Com o propósito de ampliar as relações interpessoais bem como valores que contemplem tais relações a exemplo da solidariedade, cooperação e do respeito ao próximo a equipe de professores da EEMMP organizou a Gincana Cultural e Solidária que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2017 nas dependências da Unidade Escolar e na quadra coberta do
1 Esta gincana foi formatada a partir de pesquisas realizadas na WEB tendo como base as informações encontradas no site http://www.anglopp.g12.br/paginas/noticias/arquivos/gincana_cultural.pdf.
ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MÁRIO PESSOA
GINCANA CULTURAL E SOLIDÁRIA
Data: 10 a 12/ 08/ 2017
Turno: INTEGRAL
REGULAMENTO
Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro Cidade Nova Seguem abaixo as orientações sobre a organização da gincana.
3. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
3.1 Este regulamento dispõe sobre a organização da 1° Gincana Cultural e Solidária da Escola Estadual Monsenhor Mário Pessoa (EEMMP). Ele será publicado nos diversos mecanismos de comunicação da referida escola nas redes sociais (Blog e Facebook) para conhecimento público.
3.2 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste regulamento.
3.3 Não serão aceitas reclamações que incidam sobre a alegação de desconhecimento deste documento.
4. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
4.1 Compõem a comissão organizadora: Fabiana Santos, Fatima Suely Correia, Paula Torres, Thayana Agra, Walmir Alves, Joseneide Braz, Marcos Pinheiro, André Coimbra, Carlos André e Alcineia Lustosa.
5. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:
5.1. OBJETIVOS GERAIS:
5.1.1 Estimular na comunidade escolar a convivência ética e respeitosa entre todos, ampliando, através de ações culturais e solidárias as tramas que fortalecem a cidadania em seu exercício pleno.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
5.2.1 Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, fortalecendo o relacionamento entre a escola, a família e a comunidade.
5.2.2 Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente e praticar a reutilização de materiais.
5.2.3 Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação da cidadania.
5.2.4 Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
5.2.5 Exercitar o espírito de liderança e cooperação.
6. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
6.1 Preparar-se e empenhar-se (individual e coletivamente) na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, dividindo-se em comissões com tarefas preestabelecidas.
6.2 Serão considerados como valores inalienáveis entre os membros das equipes a honestidade, a lealdade e a gentileza. O respeito entre os componentes será de suma importância.
6.3 Os encontros internos acontecerão de acordo com o cronograma abaixo:
01/08 – 14 hs – sorteio dos membros das equipes
02/08 – 14 às 15hs e 40 min – reunião das equipes em seus QG (quartéis generais) com os coordenadores externos (professores) de cada equipe para definir os alunos (líder e vice líder) responsáveis pelas equipes e conhecer o regulamento geral da gincana. Nesta data serão, também, conhecidas as tarefas solidárias que as equipes deverão cumprir durante a gincana.
03//08 – 14 às 15hs e 40min – reunião das equipes em seus QG para conhecer as atividades culturais que deverão ser executadas durante a gincana e tomada de providências acerca das tarefas até o momento divulgadas.
04/08 – 14 às 15hs e 40 min – reunião das equipes em seus QG para ensaios e organização das tarefas.
07 a 09/08/2017 – (horário vespertino) – reunião das equipes em seus QG para organização das atividades/ tarefas a fim de que sejam preparadas com antecedência e esmero pelos componentes.
6.4. Organização e limpeza: após o término das reuniões e tarefas, cada equipe é responsável pela limpeza do local da sua torcida. O não cumprimento dessa norma pela equipe implicará na perda de 5 pontos.
** Será considerada a frequência efetiva dos componentes da equipe a partir do dia 04/08 até a finalização da gincana no dia 12/ 08/2017. Esta frequência será registrada através de lista de presença entregue pelos coordenadores externos e assinada por cada componente ao término dos encontros.
*** Só será abonada a falta dos alunos que estiverem participando de ações externas em dias específicos, tais como o NEOJIBA, ou que estiverem doentes e justificarem sua ausência ao coordenador externo da equipe.
7. DAS TAREFAS
Constituem tarefas as atividades de trabalhos intelectuais, manuais, físicos estabelecidos pela comissão organizadora do evento, a saber, a Equipe Pedagógica do Colégio. As equipes que concluírem as tarefas nos prazos determinados receberão a pontuação decorrente do julgamento de uma comissão.
7.1 Tarefas antecipadas: São tarefas divulgadas com o prazo mínimo de sete dias para que as equipes possam ter tempo hábil de realizá-las com sucesso.
7.2 Tarefas-surpresa: São tarefas divulgadas durante os dois primeiros dias da realização da gincana e que requerem pouco tempo para ser realizadas com sucesso. Cada tarefa surpresa vale 10 pontos para a equipe que concluí-la primeiro ou com mais qualidade.
8. DAS PENALIDADES ADICIONAIS
8.1. As equipes poderão perder pontos no caso de:
A equipe atrapalhar as concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho com instrumentos). Neste caso ela será penalizada em dois pontos para cada ocorrência.
A equipe desrespeitar qualquer pessoa envolvida no evento de forma verbal e/ou física. Neste caso será penalizada em três pontos para cada ocorrência.
A equipe não executar a(s) tarefa(s). Neste caso será atribuída nota zero para cada atividade não realizada.
9. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
9.1 As equipes serão classificadas de acordo com a pontuação que acumularem nas provas e receberão pontuação nas disciplinas do Currículo diversificado do Programa de Educação Integral (ProEI) de acordo com o barema a seguir:
Primeiro lugar: 4,0 pontos
Segundo lugar: 3,0 pontos
Terceiro Lugar: 2,0 pontos
Quarto e quinto lugar: 1,5 ponto
OBS: A gincana representará, para as disciplinas do currículo diversificado do ProEI, uma das três avaliações da 2ª unidade do ano letivo em curso.
10. DAS PROVAS
10.1 As tarefas foram elaboradas pela Comissão Organizadora. Elas devem ser rigorosamente cumpridas, dentro dos critérios, dias e horários estabelecidos no cronograma.
11. DAS ETAPAS E DAS TAREFAS DA GINCANA
A gincana da Escola Estadual Monsenhor Mário Pessoa (EEMMP) é composta por 3 etapas:
1ª etapa – Organização e divulgação das equipes. (01/08/2017)
As equipes serão constituídas por sorteio público que será realizado no dia 01/08/2017, no pátio do colégio, no período vespertino de aula.
Cada um dos cinco coordenadores externos (professores) retirará de um total de sete recipientes que representarão cada classe existente na escola um papel que identificará o nome dos alunos que comporão sua equipe (equipe 1, 2, 3, 4 ou 5). Haverá, portanto, 5 equipes .
As equipes deverão no dia posterior ao sorteio definir o nome social que representará a mesma.
2ª etapa – Tarefas internas e externas (período: 02 a 09/08/2017)
As tarefas internas serão momentos de orientação e ensaios. Quando houver necessidade de produzir algo em casa, serão enviadas orientações específicas por escrito, sob a responsabilidade do coordenador externo (professores).
As tarefas externas são afazeres desenvolvidos fora do ambiente escolar, no período de 02/08 a 09/08/2017. Elas deverão ser apresentadas de acordo com o Cronograma de Entrega.
Os Coordenadores externos serão professores que coordenarão as atividades e as equipes juntamente com os coordenadores internos (alunos escolhidos pela equipe para desenvolverem as funções de líder e vice líder.). Os demeis professores serão colaboradores.
A escola disponibilizará seu espaço físico, de segunda a sexta, das 13 às 15h40 para as reuniões das equipes no período de 02 a 09/08/2017.
3ª etapa – 10 a 12/ 08/2017 .
Nestas datas serão realizadas as atividades da gincana conforme cronograma a ser divulgado posteriormente. Nestes dias os alunos deverão comparecer à escola devidamente fardados com a caracterização de sua equipe e procurar pelos seus coordenadores externos e internos.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alteridade
http://www.anglopp.g12.br/paginas/noticias/arquivos/gincana_cultural.pdf
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3171.pdf

0 comentários:
Postar um comentário